Avançar para o conteúdo principal

o que é o P.N.A.

Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes. 


Visão (2029) 
O compromisso cultural proposto pelo Plano Nacional das Artes estará integrado na vida das pessoas e das organizações como um fator assumido do seu desenvolvimento sustentável – então, o PNA tornar-se-á irrelevante.​ 

Missão 
O PNA promove a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. 

Onde? 
No território nacional. 

Quando? 
2019 - 2029 

Para quem? 
Cidadãos de todas as idades, em particular as crianças e os jovens. 

Com quem? 
Tutelas Ministério da Cultura e Ministério da Educação. 

Órgão Consultivo 
Comissão Científica do PNA – Presidente: Maria de Assis. 

Planos, Redes e Programas Parceiros 
Plano Nacional de Leitura, Plano Nacional de Cinema, Programa de Educação Estética e Artística, Programa Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Portuguesa de Museus e Arquivo Nacional do Som. 

Agentes 
Artistas; comunidade educativa; instituições culturais; outros organismos governamentais; autarquias; fundações; instituições de ensino superior; meios de comunicação social; associações e coletividades; outros parceiros públicos e privados. 

Comissão Executiva 
Paulo Pires do Vale – Comissário Sara Barriga Brighenti – Subcomissária Nuno Pólvora – Subcomissário 

Equipa Técnica 
Maria Amélia Fernandes Maria Emanuel Albergaria 

Coordenadoras do PCE 
Maria João Bravo 
Maria João Tudela

© pna-no-aeje.com |facebook| |instagram| |youtube|