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objetivos


Poder-se-ia formular facilmente um conjunto de razões óbvias para a adesão do Agrupamento de Escolas José Estêvão ao P.N.A.. Vertidas de forma direta do Projeto Educativo, validariam de forma clara e imediata a participação da instituição nesta iniciativa. A dimensão humanista do processo desenvolvido em contexto educativo justificaria o envolvimento de qualquer uma das escolas ou agrupamento de escolas. Talvez por isso, essa visão quase tecnocrática não nos pareça suficiente para verdadeiramente justificar a singularidade da nossa escolha. O nosso agrupamento nasce, como muitos outros, da união de uma escola secundária tradicional, uma escola básica com 2º e 3º ciclos e um conjunto homogéneo de espaços escolares de menor dimensão, mas num cenário social e cultural coeso, com uma identidade única em que a dimensão artística serviu a sociedade de formas várias e enriquecedoras - nas artes populares (da olaria, da música, da etnografia), na produção industrial (fundamentalmente da cerâmica) e numa perspetiva mais elitista e transformadora da arte (na escrita, na pintura, na música e até no cinema).        Essa herança artística não adormeceu num estado letárgico, nem se transformou numa consciência nostálgica comum, continua a ser um motor transformador e catalisador da expressão local e dos valores democráticos vertidos na nossa instituição, e consequentemente no Projeto Educativo recentemente formalizado. Assim, o P.N.A. contribuirá de forma mais clara para a concretização dos seguintes objetivos:
- Promoção da cultura científica, humanística, artística e desportiva;
- Desenvolvimento de competências académicas, profissionais, tecnológicas, de trabalho,
de comunicação, sociais, afetivas e éticas;
- Promoção das várias literacias, inseridas no mundo da comunicação à escala global;
- Oferta formativa diversificada e flexível, capaz de responder a um público heterogéneo;
- Adoção atempada de medidas adequadas às diferentes situações, com especial atenção
para a orientação profissional e vocacional;
- Promoção de uma cidadania esclarecida e participativa nas escolas do agrupamento e
no meio envolvente;
- Dinamização cultural, através da interação com parceiros do meio local, regional e
nacional, numa perspetiva de ligação ao meio envolvente e ao mundo;
- Aprofundamento de metodologias centradas no aluno, com especial relevância para o desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico, autónomo e criativo;

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